TRABALHAR ATÉ MORRER OU MORRER DE TRABALHAR? POR QUE A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO ATUAL ESTÁ ROUBANDO SUA FELICIDADE.

Stephanie era uma funcionária de uma grande empresa Telecom na França em busca de um direito básico esquecido pelas grandes corporações: a qualidade de vida no trabalho.

“Era” porque, aos seus 32 anos, ela escreveu suas últimas palavras em um email enviado ao pai, pouco antes de se jogar da janela do escritório:

“O meu chefe não sabe, obviamente, mas serei a 23ª funcionária a se suicidar. Não aceito a nova reorganização do serviço. Vou mudar de chefe e, para passar por aquilo que eu vou passar, prefiro morrer. Deixo no escritório a bolsa com as chaves e o celular. Levo comigo a minha carta de doadora de órgãos, nunca se sabe. Não gostaria que você recebesse uma mensagem desse gênero, mas estou mais do que perdida. Quero-lhe bem, papai”.

A empresa em questão é a gigante telecom do mercado francês, Orange, com mais de 150.000 funcionários e um faturamento em torno de € 40 bilhões (aproximadamente R$ 175 bilhões hoje em dia).

Após 35 empregados se matarem entre 2008 e 2009, o diretor da época, Didier Lombard, cedeu ao cargo.

Ele foi obrigado a se retratar após sugerir que o suicídio era uma “moda” da companhia.

Além disso, o jornal francês, Le Parisien publicou um documento interno da companhia de 2006 atestando que Lombard falava deliberadamente para os diretores que ele era responsável por cortar 22.000 pessoas da empresa, adicionando:

“Ou eu farei isso de um jeito ou de outro, pela porta ou pela janela.”

Infelizmente, esse não é um caso específico ou isolado.

Outro gigante do mercado global, dessa vez no setor bancário, o Bank of America Merryl Linch notificou a morte de um estagiário por excesso de trabalho, após 3 dias seguidos de muito stress.

A idade dele? Apenas 21 anos.

O problema é grave. As consequências, irreparáveis.

Mas por que e como chegamos a esse ponto?

E mais importante:

O que podemos fazer para que nosso futuro (profissional e pessoal) não seja roubado por uma péssima qualidade de vida?

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: MUITO MAIS IMPORTANTE DO QUE VOCÊ IMAGINA.

Importância qualidade de vida no trabalho - Viver de Blog

Como você leu na introdução, o assunto sobre qualidade de vida no trabalho nas empresas é sério e merece toda atenção necessária.

Inclusive, você sabia que existe um termo em japonês para definir “morte por excesso de trabalho”?

Esse termo é Karoshi e, de acordo com um estudo do governo, em torno de 150 pessoas morrem de Karoshi por ano.

conceito de qualidade de vida no trabalho é simples:

“É uma forma de se pensar a respeito das pessoas, trabalho e organização, de modo global e abrangente.”

Não existe separação da satisfação no trabalho com a vida de um indivíduo como um todo.

Logo, o trabalho assume uma dimensão enorme em nossas vidas. Afinal, em média, passamos mais de 90.000 horas trabalhando ao longo dela.

São 3.750 dias, 535 semanas ou 10 anos trabalhando.

Mas isso só acontece porque a maioria de nós está acostumado a ver o trabalho como uma obrigação, um lugar para esperar pelo fim de semana ou até mesmo uma necessidade para se sustentar na vida.

A razão desse pensamento?

Em resumo: baixa relação entre a missão que te envolve e a qualidade de vida no trabalho que você está inserido.

As empresas não investem o suficiente em programas de qualidade de vida no trabalho por acreditarem que a conta não fecha.

Ao invés de pensarem em produtividade, felicidade e parcerias de longo prazo, tratam pessoas inteligentes como somente mais um número em suas planilhas de custos.

Qualidade de Vida nas Empresas.

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Você já se perguntou por que muitos de nós trabalham 8 horas por dia com baixa produtividade, enquanto outras pessoas são capazes de gerar resultados de uma semana inteira em apenas 4 horas?

Essa diferença de produtividade, na maioria das vezes, está relacionada ao nosso ambiente de trabalho e à nossa motivação para exercer as tarefas que fazem parte do dia a dia.

Aliás, muitos empregos exigem uma carga diária de trabalho entre 10 e 12 horas, não deixando espaço para outras atividades, como estudo, exercícios físicos e lazer.

Além da falta de tempo, as exigências das empresas estão cada vez mais descabidas, deixando muitas pessoas doentes com a enorme pressão.

Nunca tivemos tantos casos de ataques cardíacos, derrames, pressão alta, diabetes, câncer e depressão.

Outro dado alarmante: 70% dos brasileiros afirmam sofrer com o estresse relacionado ao trabalho, de acordo com a pesquisa feita pela ISMA (Internacional Stress Management Association).

Como encontrar motivação em um cenário como esse?

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A boa notícia é que algumas organizações estão preocupadas com o bem estar de seus funcionários, e não somente porque são “boazinhas”, mas sim porque perceberam a clara relação entre produtividade e felicidade.

E felicidade está relacionada ao conceito de qualidade de vida no trabalho.

As corporações começam a ver o desempenho melhorar e as faltas e licenças médicas diminuírem quando passam a investir em programas de qualidade de vida no trabalho.

A verdade é que, na sociedade atual, o trabalho é visto não só como ganha-pão, mas sim como fonte de realização.

Os funcionários mais motivados são os que enxergam oportunidades de crescimento e encontram meios de conciliar sua vida profissional e pessoal; não necessariamente aqueles com os maiores salários.

Mas você deve estar se perguntando: o que essas empresas estão fazendo na prática para transformar seus empregados em pessoas mais felizes e satisfeitas?

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Veja abaixo o que grandes companhias como Google, Procter&Gamble e HP (que já foram parte do ranking das melhores empresas para se trabalhar da Revista Exame) estão fazendo para promover a qualidade de vida no trabalho.:

  • Flexibilidade de horários de entrada e saída (principalmente para funcionários com filhos)

  • Foco na meta e não no processo

  • Licença maternidade remunerada de 6 meses e não remunerada de um ano

  • Trabalho desafiador

  • Bom clima organizacional

  • Foco no cliente

  • Home Office se a função permitir

Uma nova abordagem para empresas 100% virtuais.

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Como vimos anteriormente, uma das características das empresas que se preocupam com a qualidade de vida no trabalho é oferecer a possibilidade de se trabalhar em casa.

E nessa situação, não é só o funcionário que acaba sendo beneficiado.

Recentemente, o Banco do Brasil decidiu fazer um experimento com 100 de seus empregados trabalhando diretamente de casa.

A motivação inicial, no entanto, não foi a promoção da qualidade de vida no trabalho, mas sim uma redução de 17% nos gastos com energia e aluguel.

Sem falar, é claro, no ganho de 15% na produtividade de cada colaborador remoto, segundo estudo feito pelo próprio Banco.

E por que a produtividade aumenta no sistema Home Office?

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O mais óbvio é que não perde-se tempo em deslocamentos. Nada de ficar parado no trânsito ou ter que enfrentar ônibus ou metrô lotados.

Outra é que, o horário é mais flexível, dando a oportunidade de se trabalhar em seu momento mais produtivo ou de fazer outras atividades, como buscar seus filhos na escola.

E por último, um ambiente mais tranquilo e sem interrupções de telefones e colegas, também afeta positivamente a produtividade.

Felizmente, cada vez mais empresas estão decidindo adotar a política de home office por reconhecerem seus benefícios.

Aproximadamente 34% da população mundial já trabalha em algum tipo de atividade home-based. São quase 1.19 bilhão de pessoas, de acordo com a Customer Contact Strategies.

No Brasil apenas 14% das grandes corporações oferecem a possibilidade de trabalho remoto para alguns funcionários e em alguns dias da semana, segundo dados da Top Employers Institute.

Ainda assim é um grande avanço em prol de mais qualidade de vida no trabalho.

Além das questões trabalhistas serem uma barreira para que mais empresas abracem de vez o home office, ainda existe muita relutância por parte dos chefes.

Mesmo com cada vez mais estudos provando o contrário, muita gente ainda acredita que trabalhar de casa (e em alguns casos, de pijama), pode ser prejudicial para produtividade.

Evidente que, sem disciplina, o home office pode acabar comprometendo seu rendimento. Então é sempre necessário fugir das muitas distrações para se manter produtivo.

E se você souber administrar bem suas tarefas, não se distrair e principalmente realizar um trabalho motivador, o sucesso será garantido.

A CIÊNCIA POR TRÁS DA MOTIVAÇÃO NO TRABALHO TODO DIA.

Um dos principais pilares da produtividade e motivação no trabalho é você saber exatamente o que te faz pular da cama.

Linguagem comum entre empreendedores digitais: O que faz o seu coração cantar.

Estudos conduzidos por Daniel Pink já mostraram que o dinheiro não é o principal fator de motivação para o trabalho.

Dinheiro é apenas um meio. Nunca um fim.

Mas o que nos motiva a trabalhar todo dia? Por que o trabalho faz parte do nosso dia-a-dia e por que buscamos melhorar cada vez mais nossas habilidades?

Aqui estão os 3 principais fatores que explicam esse desejo pelo trabalho:

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  1. Autonomia: Nosso desejo de viver a vida que desejamos. Nossa vontade de ter a liberdade para fazer o que preferimos.

  2. Maestria: Nosso senso de urgência para ser melhor em diversos sentidos, tanto profissional como pessoal.

  3. Propósito: Nossa missão de vida. A intenção de fazer uma diferença no mundo, mesmo que relativamente pequena.

Quando você possui esses 3 fatores muito bem alinhados, você diminui drasticamente as distrações, procrastinações e o contato com pessoas negativas.

Você aprende a dizer: CHEGA!

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Chega de tudo que tira sua motivação, foco e capacidade criativa.

Praticamente todos os empreendedores digitais de alta performance que conheço e mantenho forte contato não vêem TV.

Eles também não lêem jornais ou revistas.

Seria ingênuo demais acreditar que a informação local, principalmente nas grandes mídias do mundo “offline” (ou até online), é suficiente para trazer conteúdos de altíssima qualidade, on-demand e praticamente personalizados.

Logo, eles hoje lêem blogs, sites, eBooks. Fazem cursos online ou presenciais. Escutam audiobooks ou podcasts. Participam de grupos de discussão e masterminds.

Como vimos, a motivação no trabalho está ligada a 3 fatores:

  1. Autonomia

  2. Maestria

  3. Propósito

E essa motivação vai além de um simples conceito de auto-ajuda.

Se conhecer é fundamental para saber por que você está saindo de uma zona de conforto para buscar uma nova jornada, para onde você está indo e como irá chegar lá.

É o despertar inerente da curiosidade e a arte de alcançar grandes feitos dentro de cada um de nós.

Se você está trabalhando hoje em algo que não favorece a conexão dos 3 fatores citados, fique de olho.

É muito provável que sua segunda-feira tenha um gosto amargo, assim como a sexta-feira seja um período de grande alívio.

E desse modo, suas habilidades profissionais morrem aos poucos, tirando a oportunidade que você tem de fazer algo memorável no mundo.

O “Plano B” já não é tão atraente.

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Em uma pesquisa da Isma Brasil, foi apontado que 72% das pessoas estão insatisfeitas com seu trabalho.

Além disso, um estudo recente feito pelo instituto de pesquisa Observatório Universitário revelou que 53% dos formados no país trabalham em setores que não têm nada a ver com o curso que fizeram na faculdade.

Em geografia, apenas 1% dos formados atuam na área depois de ganhar o canudo. Em ciências econômicas, 9,1%; em biologia, 9,8%.

Para piorar, os tradicionais “planos B” para quando as coisas dão errado na faculdade já não são tão atraentes.

E se você pensou que a segurança de um emprego público é garantida e com grande oferta de postos de trabalho, sinto em dizer, mas…

Atualmente, o setor estatal responde por apenas 11,3% dos postos de trabalho no Brasil, uma das menores taxas do mundo.

Não é à toa que se espera uma taxa de desemprego acima de 10% em 2016.

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Logo, 50% dos brasileiros desempenham mais de uma atividade ou fazem horas extras para compensar os baixos salários de hoje, segundo uma pesquisa recente do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Nem os executivos estão livres.

Entre eles, é normal trabalhar mais de 10 ou 12 horas por dia.

O resultado é um quadro de sintomas que deterioram drasticamente a qualidade de vida como:

  • Stress

  • Depressão

  • Mãos tremendo

  • Mãos frias

  • Baixa auto-estima

  • Formigamentos

  • Dificuldade para dormir

  • Doenças cardiovasculares

  • Diabetes

  • Hipertensão

Entre outros distúrbios.

Apesar de tudo, trabalho e felicidade podem sim andar de mãos dadas.

Mas as condições econômicas atuais somadas ao modelo de trabalho atrasado nas empresas dificultam o principal aspecto que pode garantir esse casamento:

A qualidade de vida.

O QUE É QUALIDADE DE VIDA?

Antes de falar sobre qualidade de vida e sua importância, preciso compartilhar alguns números preocupantes.

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que 30% dos trabalhadores do planeta apresentam transtornos da ansiedade, estresse ou depressão.

Além disso, os casos de câncer devem crescer cerca de 50% até 2030.

No Brasil 52,5% das pessoas estão com excesso de peso, sem falar daqueles que estão no peso “ideal”, mas possuem muito mais gordura do que músculos, o que é tão perigoso quanto o excesso de peso em si.

E se aquela “vozinha” na sua cabeça está pensando em fatores genéticos para justificar números tão altos…

Não custa lembrar que 70% do quanto e do como vivemos deve-se ao estilo de vida que adotamos, e apenas 30% correspondem aos fatores genéticos.

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E são esses 70% ligados ao estilo de vida que definem nossa qualidade de vida. É sobre ele que vou escrever mais abaixo.

Mas primeiro…

Qual é o conceito de qualidade de vida?

Qualidade de vida é o método utilizado para medir as condições de vida de um ser humano ou é o conjunto de condições que contribuem para o bem físico e espiritual dos indivíduos em sociedade.

Envolve o bem espiritual, físico, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida.

Porém, não deve ser confundida com padrão de vida, uma medida que quantifica a qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis.

Ou mesmo expectativa de vida. Principalmente, porque alguns estudos mostram que, apesar do aumento da expectativa de vida, esses anos adicionais são vividos com má qualidade.

Mas então… Como ter efetivamente uma alta qualidade de vida?

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Primeiro, é importante lembrar que, apesar de ser possível medir a qualidade de vida em uma escala de 0 a 100 através de 100 perguntas, ela se expressa melhor através de uma sensação.

Afinal, existem pessoas que trabalham 6h por dia e tem uma péssima qualidade de vida. Já outras, trabalham 10h-12h por dia e tem uma excelente qualidade de vida.

O “segredo” por trás dos números é como se trabalha nessas horas e o que a pessoa faz em seu tempo livre.

Podemos resumir essa efetividade em 10 hábitos saudáveis que podem se aplicar como regra geral para impulsionar sua qualidade de vida.

10 Hábitos saudáveis para garantir uma melhor qualidade de vida

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  1. Não sentar por muito tempo: Sentar é o novo fumar. Além de dificultar sua respiração em uma postura sentada, você reduz a produção de enzimas que ajudam a quebrar gordura. Dores nas costas, redução da queima calórica e aumento no risco de câncer são consequências diretas de permanecer sentado por muito tempo.

  2. 30 minutos de exercício diariamente: A prática de atividade física aumenta a produção de diversos hormônios (serotonina, endorfina) ligados ao prazer e bem-estar, diminuindo a ansiedade e favorecendo a capacidade cognitiva.

  3. Pegar sol: A vitamina D é fabricada a partir da penetração dos raios ultravioleta B do sol. A carência desta vitamina está associada a 17 tipos de câncer.

  4. Meditação e autoconhecimento: Indivíduo está ligado a individualidade. Portanto, se conhecer melhor aliado a práticas de meditação ajudam você a entender o que funciona e o que não funciona para otimizar sua qualidade de vida.

  5. Beber mais água: Cerca de 70% do corpo humano adulto é composto por água. Consumir pouca água durante o dia pode provocar cansaço e sonolência, dor de cabeça, fome e até mesmo confusão mental. Quando existe uma queda de 5% no volume de água no corpo, seu cérebro perde em torno de 30% de seu desempenho.

  6. Cuide de sua energia – Afaste-se de pessoas negativas: Não existe algo mais contagioso do que energia, para o bem ou para o mal. Lembre-se: Você é a média das 5 pessoas com quem mais se relaciona: se deseja ser uma pessoa melhor, relacione-se com pessoas melhores.

  7. Evite excesso de glúten e açúcar: Produtos do tipo light, diet, zero e fit não são realmente saudáveis como se vendem. Um Toddy, por exemplo, tem em sua composição 90% de açúcar. Já o consumo em excesso de glúten pode aumentar os riscos de osteoporose, cáries, ranger de dentes, insônia e hipertensão.

  8. Planejamento para execução: Quando você não monta sua agenda, fica a mercê da agenda alheia. E quando você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve. Torne-se responsável pelo rumo da sua vida.

  9. Respiração: Em geral, respiramos superficialmente através da respiração torácica. Ao contrair os músculos abdominais na respiração você fortalece seu diafragma, obtendo mais oxigênio a cada inspiração.

  10. Pratique a gratidão: A habilidade de sentir e expressar a gratidão são aspectos vitais para a saúde emocional, além de melhorar os relacionamentos

Para informações mais detalhadas sobre cada um desses pontos, além de outros hábitos saudáveis, recomendo consultar esse post no Guia da Boa Forma.

A energia física, o equilíbrio mental e uma forte motivação para continuar adiante são os 3 pilares para uma melhor qualidade de vida.

Alinhando todos esses 3 pilares, você começa a desenvolver uma alta performance em seu trabalho (profissional) e em seus relacionamentos (pessoal).

GESTÃO DE PESSOAS.

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“Todo poder que ao invés de servir procura se servir, não serve”. – Mário Sérgio Cortella

Relacionar-se com pessoas é uma arte. Cada indivíduo é, digamos… individual.

Não existe uma fórmula pronta e única para lidar com pessoas.

Mesmo atualmente, ainda existem empresas cujos executivos tratam pessoas inteligentes como um simples número na planilha de custos.

Portanto, a gestão de pessoas não deve ser tarefa de um RH, mas sim do líder da equipe.

E que fique bem claro a diferença entre um líder e um chefe.

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Um verdadeiro líder é aquele que conduz pessoas e as inspira. Ele precisa motivar sua equipe, mostrando a direção que devem seguir e, mais importante, ir junto.

Ele procura trazer o melhor de cada um à tona e valoriza as habilidades dos indivíduos, respeitando suas dificuldades e trabalhando junto com a pessoa para ajudá-la a superá-las.

O líder se responsabiliza junto com sua equipe quando algo não dá certo e divide a glória quando o objetivo é alcançado.

Problemas na gestão de pessoas.

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A grande maioria das pessoas já teve (ou tem) um chefe ruim na vida.

E se você se identificou com a frase acima é porque realmente o vê como chefe, não como líder.

Isso acontece porque existe um grave problema na gestão de pessoas em diversas empresas.

Os principais problemas são:

  1. Não reconhecer um trabalho bem feito: Todos nós adoramos elogios, principalmente, se fizermos um bom trabalho. Porém, a maioria dos chefes olham apenas defeitos e erros. Líderes olham ambos, mas lembram de valorizar um ótimo trabalho e de fazer a pessoa se sentir verdadeiramente importante.

  2. Não dar direções claras para um projeto ou tarefa: O fator “bola de cristal” é comum em empresas onde nem mesmo o executivo sabe onde quer chegar.

  3. Não ter tempo suficiente para se encontrar/conversar com o time: A equipe é o valor mais importante de uma empresa. Não ter tempo suficiente para falar com ela é negar seu ativo mais precioso.

  4. Não dar feedbacks: Seguindo o problema de comunicação, quando o chefe não oferece um retorno sobre uma ideia ou uma pergunta, ele trata a conversa como via de mão única na empresa.

  5. Tomar crédito pela ideia de outras pessoas: Essa dói. Quando alguém tem uma excelente ideia, o chefe não apenas se faz de indiferente como a utiliza futuramente se apropriando como o “dono” daquela ideia.

  6. Não lembrar do nome dos funcionários: Dale Carnegie já disse em “Como fazer amigos e influenciar pessoas” que o nome de uma pessoa é para ela o som mais doce e importante de qualquer linguagem.

  7. Não aceitar ideias / não escutar: Chefes que acreditam ser superiores não dão a devida atenção a funcionários subordinados. Líderes, por outro lado, entendem que grandes ideias não dependem de hierarquias ou posição na empresa.

  8. Favorecer empregados específicos: Eles promovem a inveja e competição desnecessariamente entre pessoas da equipe. Elegem favoritos o tempo todo, desmotivando pessoas que não estão no “gosto pessoal do chefe”.

  9. Procrastinação: A incapacidade de tomar decisões, sejam elas simples ou complexas, pode travar seu time, retardando o avanço da empresa. Típico caso em que o líder é o gargalo da empresa.

  10. Somente reclamam: Alguns chefes acreditam que apenas reclamar trará a solução mágica para resolver os problemas da empresa. Eles não sugerem, não criam e não conversam. Apenas reclamam com seus funcionários na esperança deles acharem mais rápido a solução.

Gestão Estratégica de Pessoas.

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A gestão estratégica de pessoas é muito importante para que o comandante da equipe seja visto como um líder, não um chefe.

Cometendo os erros citados acima, você será um chefe odiado. Porém, seguindo algumas dicas abaixo, você aumentará as chances de se tornar um líder admirado por sua equipe.

Como grandes líderes desenvolvem e motivam uma equipe de alta perfomance

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  1. Liste as atividades que cada um na sua equipe está desenvolvendo.

  2. Analise como as habilidades que cada um possui estão sendo bem utilizadas. Ou seja, verifique se as pessoas estão fazendo o que sabem, ou se alguma habilidade está sendo desperdiçada, por exemplo. O mesmo vale para funções que exigem habilidades que as pessoas não possuem.

  3. Verifique quais são os desafios apresentados a cada um no time. Esses desafios fazem sentido? Estão muito acima do que a pessoa consegue entregar? Ou talvez são muito fáceis?

  4. Tenha pessoas usando suas habilidades máximas em desafios máximos. Imagine o melhor jogador disputando a final ou o artista desenvolvendo sua obra-prima. Esse é o espírito que você quer trazer para a sua equipe!

  5. Conte boas histórias: Um líder bem sucedido é também um bom contador de histórias, pois ele precisa se comunicar e ser compreendido rapidamente, além de ter bons argumentos para convencer uma audiência.

  6. Entenda as motivações individuais: Encontre maneiras de conversar com a individualidade de cada um da sua equipe e os motive dessa forma.

  7. Pense no futuro (e pense grande): Uma visão clara para o futuro é a melhor forma de você traçar o caminho que sua empresa e sua equipe precisam traçar para chegar nesse objetivo.

  8. Reconheça as boas atitudes: Grandes líderes costumam demonstrar respeito e admiração pelos trabalhos de suas equipes.

  9. Apresente desafios: As pessoas não desenvolvem novos talentos se continuam fazendo a mesma coisa de sempre. Estimule novas habilidades ao apresentar tarefas desafiadoras.

  10. Encoraje soluções criativas (fora do padrão): Por vezes, dar a liberdade para que a sua equipe escolha o seu próprio jeito de resolver pequenos problemas é a melhor forma de mantê-la motivada.

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS.

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O treinamento e desenvolvimento de pessoas em uma equipe é fundamental para melhorar a performance de uma equipe.

Quanto mais preparada ela estiver, menor será o tempo gasto no entendimento de projetos, tarefas e ferramentas.

A importância de investir em treinamento

  1. Vantagem Competitiva: A competitividade é uma consequência natural do treinamento e desenvolvimento do capital humano de uma empresa. Ter vantagem competitiva é possuir um diferencial que os concorrentes não possuem. O treinamento e desenvolvimento de pessoas coloca a empresa a frente da concorrência.

  2. Elevar os níveis de qualidade: O sucesso de qualquer empresa está diretamente ligado à qualidade de sua equipe de funcionários. Quanto mais preparados e eficientes, melhor o nível de qualidade de seus processos e serviços. O treinamento também influencia no aumento dos níveis de qualidade no relacionamento entre funcionários e no atendimento ao cliente.

  3. Aumentar a produtividade: O aumento da produtividade é consequência direta da capacitação da equipe e da qualidade de vida no trabalho.

Como reter talentos e desenvolver pessoas:

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Um dos maiores desafios empresariais é manter um excelente colaborador dentro da equipe.

Pessoas extraordinárias costumam ter uma visão diferenciada e aguçada para resolver problemas e são motivadas por desafios.

Portanto, quando a motivação no trabalho cai e os desafios já não são tão grandes, elas tendem a procurar outras opções.

Empresas como Apple, Google e Tesla conseguem reter talentos porque sua visão para o futuro é enorme.

Mas não é apenas isso…

Existem outros 5 fatores essenciais para desenvolver pessoas brilhantes em uma equipe:

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  1. Crie um ambiente que possibilite ao colaborador desenvolver projetos com maior autonomia e novas competências.

  2. Envolva os funcionários nos processos de decisão ou engaje-os em projetos em andamento, escutando suas sugestões de forma apreciativa.

  3. Crie ações para melhorar o clima no ambiente de trabalho. Estimule os hábitos saudáveis que listamos ao longo desse artigo.

  4. Estimule a troca de ideias e crie oportunidades para ouvir as pessoas. Evite eventuais críticas não construtivas.

  5. Crie um ambiente mais familiar, confortável ou até mesmo descontraído. Quanto mais personalizado é o ambiente de trabalho, melhor o sentimento da pessoa que trabalha nele

15 FERRAMENTAS DE GESTÃO (COM FOCO EM HOME-OFFICE E NOSSA EXPERIÊNCIA).

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Essa é para você que ama uma dica ou recomendação de ferramentas, plugins e aplicativos para “hackear” sua produtividade e do seu time.

Um aviso, antes das ferramentas recomendadas:

“A fool with the best tool is still a fool”.

Numa tradução literal:

“Um idiota com a melhor ferramenta ainda é um idiota”.

Portanto, lembre-se que nenhuma ferramenta é uma pílula mágica que irá resolver todos os seus problemas com apenas um clique.

Ferramenta de Gestão #1: Slack

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Slack é um aplicativo de mensagens para times.

É a ferramenta que, sem dúvida, mais usamos na Viver de Blog.

Com uma interface focada no usuário e um visual agradável e relativamente descontraído, o Slack entrega o melhor ambiente para discussão de ideias separadas por todos os canais da empresa, desde analytics até webdesign.

Ferramenta de Gestão #2: TeamWork

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Teamwork é um aplicativo web e mobile para gerenciamento de projetos e tarefas.

Usamos essa ferramenta para toda a equipe estar ciente do que é preciso ser realizado em cada área de empresa, além do acompanhamento de projetos, tarefas e calendários.

Ferramenta de Gestão #3: Google Drive

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Google Drive é um aplicativo para criar, organizar e visualizar de forma sincronizada e colaborativa todos os documentos pessoais e profissionais.

Usamos essa ferramenta separando cada canal da empresa em pastas, colocando os arquivos (textos, planilhas, apresentações, entre outros) de forma organizada e fácil de encontrar.

Ferramenta de Gestão #4: Sweet Process

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Sweet Process é um aplicativo web para você criar e organizar procedimentos de tarefas para você e sua equipe.

Usamos essa ferramenta para colocar um passo-a-passo das tarefas repetitivas que tomam nosso precioso tempo.

Ganhamos tempo e organização para focarmos no crescimento da equipe e do negócio.

Ferramenta de Gestão #5: Google Apps

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Google Apps é um aplicativo criado para empresas, projetado para equipes.

Usamos essa ferramenta basicamente para personalizarmos todos os emails do nosso time.

Ferramenta de Gestão #6: MailChimp

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MailChimp (link afiliado) é um software de email marketing voltado tanto para blogueiros, pequenas empresas, como para grandes empresas.

Usamos essa ferramenta para gerenciar nossos cadastros de email, assim como enviar campanhas e definir sequências de emails automáticos.

Obs: O link afiliado acima garante a você um recebimento de US$ 30 de desconto assim que você passa do plano inicial grátis para qualquer plano pago.

Ferramenta de Gestão #7: Help Scout

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HelpScout é um aplicativo web na categoria Help Desk, software para suporte ao leitor/cliente.

Usamos essa ferramenta para gerenciar e responder todos os emails recebidos de contato no Viver de Blog, assim como interações através da lista de email.

Ferramenta de Gestão #8: Unbounce

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Unbounce é um aplicativo web para criação e análise de landing pages, páginas com foco específico em conversão (clique ou captura de email)

Usamos essa ferramenta para construir todas as nossas landing pages, como essa do infográfico Psicologia das Cores no Marketing e no dia-a-dia.

Ferramenta de Gestão #9: Media Temple

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Media Temple  é um serviço de hospedagem

Usamos essa ferramenta para hospedar a grande maioria de nossos blogs/sites com excelente uptime (tempo no ar) e flexibilidade para customziações.

Obs: O link afiliado acima garante a você um desconto de 20% em qualquer plano oferecido pela Media Temple com o cupom VIVERDEBLOG.

Ferramenta de Gestão #10: Zapier

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Zapier é um aplicativo online para automatização de tarefas e integração de ferramentas.

Usamos essa ferramenta para conectar dados entre diferentes aplicativos, como Mailchimp <> Typeform, Pocket <> Evernote e Slack <> Google Drive.

Ferramenta de Gestão #11: Zoom

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Zoom é um aplicativo para conferências online voltado para times e empresas.

Usamos essa ferramenta para fazer calls (chamadas) com toda a equipe ou parte da equipe.

Preferimos ele ao Hangouts ou Skype pela estabilidade com um grande número de pessoas nos calls, interação e gravações automáticas.

Ferramenta de Gestão #12: 1Password for Teams

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1Password for teams é um aplicativo para gerenciar senhas e logins para times através de uma única senha mestre.

Usamos essa ferramenta para manter todo o time unificado e atualizado com senhas e logins de aplicativos importantes para o funcionamento do negócio.

Ferramenta de Gestão #13: Hotmart

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Hotmart é uma plataforma para produtores e afiliados venderem seus produtos facilmente online.

Usamos essa ferramenta para vender nossos produtos e cursos, assim como gerar receita através da recomendação de produtos ou serviços afiliados (terceiros).

Ferramenta de Gestão #14: Conta Azul

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Conta azul é um aplicativo para gerenciar toda a parte financeira da empresa com relatórios fáceis de criar e analisar.

Usamos essa ferramenta para manter nosso fluxo de caixa em dia, assim como traçar cenários de despesas e receitas.

Ferramenta de Gestão #15: Enotas

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Enotas (link afiliado) é um programa de emissão de notas eletrônicas, totalmente integrado com o Hotmart.

Usamos essa ferramenta para emitir de forma praticamente automática nossas notas fiscais.

VALORES DE UMA EMPRESA.

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”A felicidade é um estado de consciência que vem do cumprimento de valores”. – Ayn Rand

Como definir a missão, visão e valores de uma empresa? 

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E por que eles são tão importantes?

Os valores da empresa guiam a conduta de uma organização. Já os planos de missão e visão ditam sua rota de execução.

Os valores de uma empresa devem refletir princípios éticos e morais, unindo o mundo empresarial ao pessoal.

São princípios inegociáveis, ditando comportamentos e atitudes no funcionamento de toda estrutura organizacional.

Dão suporte às formas de relacionamento dos colaboradores entre si e perante os clientes, fornecedores e sociedade.

Como definir os valores de uma empresa?

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Existem algumas metodologias para definir os valores de uma empresa, mas nada melhor do que uma reflexão profunda com os stakeholders e colaboradores internos:

  1. Os valores centrais são fundamentais, independente deles serem premiados?

  2. Se você acordasse amanhã e dinheiro não fosse uma necessidade para o resto de sua vida, você se manteria firme a estes valores?

  3. Você consegue imaginar esses valores sendo válidos daqui a 100 anos, assim como são hoje?

  4. Você gostaria que sua empresa mantivesse esses valores, mesmo que, em algum momento, eles se tornem uma desvantagem competitiva?

  5. Se você começasse uma nova empresa amanhã em um ramo totalmente diferente de trabalho, você construiria os mesmos valores fundamentais para essa nova organização, independente da diferença de suas atividades?

Se a resposta para os 5 itens acima for “Sim”, você tem os valores de sua empresa muito bem definidos.

Exemplos de valores de uma empresa

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Abaixo, citarei alguns valores comuns e exemplos reais de valores aplicados em empresas.

Exemplos de valores comuns:

  • Responsabilidade

  • Equilíbrio:

  • Compromisso

  • Comunidade

  • Diversidade

  • Empoderamento

  • Inovação

  • Integridade

  • Propriedade

  • Segurança

Exemplo de Valores da empresa Volkswagen:

  • Proximidade ao cliente

  • Alta performance

  • Adicionar valor

  • Renovação

  • Respeito

  • Responsabilidade

  • Sustentabilidade

Missão de uma empresa

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A missão de uma empresa corresponde ao seu propósito único e para quem ela se destina.

Para definir isso com sabedoria, é interessante que se responda a três questões básicas:

  • Por que a empresa existe?

  • O que a empresa faz?

  • Para quem?

A missão de uma empresa pode ser resumida em um parágrafo, uma linha ou até mesmo em poucas palavras.

Exemplo de missão da Disney:

  • Alegrar pessoas.

Visão de uma empresa

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Ao definir a visão de uma empresa, é importante estabelecer a perspectiva para longo prazo.

A visão inspira-se naquilo que se almeja para o futuro.

Inclui-se, nesta etapa, aquilo em que a empresa quer se tornar e em que direção devem ser focados os seus esforços.

Exemplo da visão da Mercedes-Benz:

  • Nosso objetivo é ser referência como empresa produtora e fornecedora brasileira dos melhores veículos comerciais, agregados, automóveis, componentes e serviços.

CULTURA DA EMPRESA.

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A cultura da empresa, ou cultura organizacional de uma empresa, resume tudo o que uma organização representa em relação à sua visão, missão, valores, estratégia e história.

A cultura de uma empresa é como se fosse nosso DNA. Ela deve representar rapidamente o conjunto de informações muitas vezes não visível ou tangível na organização.

É fundamental que todos da equipe entendam e compartilhem a visão institucional, permitindo que toda a organização caminhe na mesma direção, seguindo estratégias também comuns a todos.

Ter uma cultura organizacional sólida e transparente a todos os membros da empresa, possibilita minimizar os riscos de embates interpessoais.

cultura de uma empresa é tão importante que resolvemos compartilhar a nossa com você.

Um pouco da cultura Viver de Blog

O foco da nossa cultura é:
Alcançar a excelência e incentivar pessoas a descobrirem e liberarem todo o seu potencial.

  1. Integridade e Comprometimento: “Integridade é estar fazendo a coisa certa, mesmo quando ninguém está olhando”. – C.S. Lewis

  2. Crescimento: “Se você não está crescendo, você está morrendo”. – Anthony Robbins

  3. Liberdade e Autonomia: “Liberdade não é fazer o que se quer, mas querer o que se faz.” – Satre

  4. Responsabilidade e Poder: “Não vamos tentar consertar a culpa do passado. Vamos aceitar nossa responsabilidade pelo futuro”. – John F. Kennedy

  5. Organização e Documentação: “Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito”. – Pitágoras

  6. Comunicação produtiva: “O maior problema da comunicação é a ilusão de que ela foi alcançada”. – George Bernard Shaw

  7. Excelência e Alta Performance: “Nunca pare. Nunca se conforme até que o bom seja melhor e o melhor seja excelente”.

Fontes de Consulta:

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