6 PASSOS INCRIVELMENTE FÁCEIS PARA DESCOBRIR SEU NICHO DE MERCADO E CONSTRUIR UMA AUTORIDADE INCONTESTÁVEL NA INTERNET

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Nicho de mercado: você realmente reconhece a importância de definir onde vai focar seus esforços para ter um negócio online de sucesso?

A internet trouxe, tanto para consumidores como para empreendedores, um mundo de possibilidades.

Através da web é possível achar praticamente qualquer tipo de produto ou serviço, em qualquer lugar do mundo, a apenas um clique de distância.

E atuar em um nicho de mercado é basicamente oferecer uma solução “quase perfeita” para um problema de um grupo específico de pessoas.

Por seu caráter específico, o volume de vendas em nichos tende ser mais baixo, mas as margens de lucro geralmente são mais altas.

Outra vantagem: grandes empresas e sites não se interessam por mercados de nicho pois não enxergam reais possibilidades de ganhos, deixando o terreno livre para pequenos empreendimentos online.

Pense na grande dificuldade para alguém que está querendo conquistar um lugar de destaque em um mercado de massa, com grandes players já estabelecidos.

Como você esperaria se destacar e alcançar a sua concorrência em um mercado tão amplo?

Produzindo conteúdo sobre absolutamente tudo? Moda, entretenimento, culinária, relacionamentos e saúde?

Ou sendo apenas mais um peixe em um vasto oceano lotado de tubarões?

Será viável começar seu negócio online dessa maneira? Pense a respeito…

Você quer conquistar o seu espaço de destaque e fazer o seu blog, site ou negócio ser reconhecido por seu valor?

Então continue lendo este artigo, para saber mais sobre:

  • As grandes empresas que começaram em mercados de nicho
  • As maiores dificuldades em encontrar o seu nicho de mercado
  • Segmentação de mercado facilita a escolha de nicho
  • Passo a passo para encontrar seu nicho de mercado ideal
  • 10 dicas para você virar uma autoridade em seu nicho de mercado

    PENSE GRANDE E EXECUTE PEQUENO: EMPRESAS QUE COMEÇARAM ATUANDO EM MERCADOS DE NICHO

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    O que a maior loja de produtos online do mundo, a Amazon e a enorme rede de hóteis e resorts Marriott têm em comum?

    Além de serem negócios bem sucedidos e multi milionários, ambas começaram de forma bastante parecida: como um pequeno negócio focado em um nicho de mercado.

    O fundador da Amazon, Jeff Bezos, criou sua livraria online na garagem de sua casa.

    O casal J. Willard e Alice Marriott começou com um pequeno negócio em Washington, especializado na venda de um refresco chamado “Root Beer” (mistura de sorvete de baunilha com refrigerante).

    Muito provavelmente nem teríamos ouvido falar dessas empresas se seus fundadores não tivessem começado seus negócios em nichos menores e aos poucos fossem aumentando sua atuação no mercado.

    Foram necessários anos, até mesmo décadas para crescer esses impérios e ganhar destaque.

    Somente após se consolidar como uma loja online de livros que a Amazon começou a oferecer a mais diversa variedade de produtos que vemos hoje.

    E isso quando já tinha dominado o seu nicho inicial e juntado capital suficiente para investir na ampliação do negócio .

    Então, mesmo que você queira atuar em um mercado mais amplo, guarde essa lição das grandes: comece pequeno, focado em um mercado de nicho, conquiste seu lugar e só depois suba para o próximo degrau.

    AS MAIORES DIFICULDADES EM ENCONTRAR SEU NICHO DE MERCADO

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    Você até compreende e aceita a ideia de que atuar em um mercado de nicho faz sentido e é a melhor maneira de começar a construir sua autoridade no mundo online.

    No entanto, pode ser que você ainda pense: será que realmente preciso escolher um nicho de mercado?

    Ou posso continuar “falando de tudo um pouco”, já que que me considero um generalista, tenho vários interesses e não tenho conhecimento aprofundado em nenhuma área.

    Mas, pense comigo: será que você realmente já não produz ou deseja produzir um conteúdo específico?

    Se você já tem um blog, analise tudo que já publicou até hoje. Não reconhece nenhum padrão?

    E se você ainda não começou e nem faz ideia do que gostaria de produzir, será que já não possui alguns interesses mais direcionados? É só observar seu estilo de vida, gostos e preferências para enxergar coisas em comum.

    Sem dúvidas, escolher um nicho de mercado não é tarefa fácil.

    Precisamos levar em consideração alguns fatores como:

    • Seu interesse/paixão pelo nicho de mercado;
    • Seu conhecimento sobre os problemas específicos do nicho;
    • Tamanho e demanda do nicho de mercado.

    O grande segredo do sucesso em um nicho de mercado é descobrir quais necessidades não estão sendo supridas em mercados maiores e identificar se as pessoas estariam dispostas a pagar um valor a mais por um produto/serviço que atenda àquela demanda específica.

    Inclusive é bastante comum que um nicho seja iniciado por alguém que não encontrou a solução ideal para seu problema e decidiu fazê-la e oferecê-la para quem mais partilhasse das mesmas dores e desejos.

    Então, esteja sempre atento ao que está sendo dito nas entrelinhas e quem sabe você não acabará por descobrir verdadeiras minas de ouro praticamente inexploradas.

    Isso não significa que você precisa prestar atenção a todo mercado consumidor, mas sim em uma parcela específica dele.

    E para descobrir quem é ou será sua audiência, primeiro faça uma segmentação de mercado.

    SEGMENTAÇÃO DE MERCADO PARA NÃO ERRAR NA ESCOLHA DO NICHO

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    Quem quer agradar a todos acaba por não agradar ninguém.

    Você conhece sua audiência? Ou por quê ela escolhe acessar seu blog, comprar seus produtos ou contratar seus serviços ao invés de optar pelos seus concorrentes?

    Mesmo que ainda não tenha audiência, sabe com quem gostaria de se comunicar de forma mais eficaz?

    A segmentação de mercado é feita através da divisão do mercado consumidor em grupos com características,desejos e necessidades parecidas entre si e para qual você deseja oferecer alguma solução.

    Como vimos no artigo anterior “Como definir o posicionamento estratégico da sua marca e se tornar inabalável no seu nicho de mercado”, os critérios de segmentação mais utilizados são:

    • Segmentação geográfica:local físico onde seu público/audiência se encontra. Pode ser classificado por país, estado, cidade e até mesmo bairro. No mundo online podemos dizer que esse é o critério menos relevante;
    • Segmentação demográfica: inclui características como idade, sexo, classe social, profissão, grau de instrução, religião, raça, nacionalidade e tamanho da família;
    • Segmentação psicográfica: divisão por estilo de vida, personalidade e valores. Muitas vezes dentro de uma segmentação demográfica encontramos diversas subdivisões;
    • Segmentação comportamental: relacionados ao comportamento com relação a um produto ou a seu conteúdo. O quanto seu público conhece do assunto que você escreve, onde procuram por essas informações, conhecimentos, sua atitude, uso e resposta a um produto ou serviço.

    Quanto mais você sabe sobre seu público, maiores as chances de produzir algo que seja exatamente aquilo que ele precisa.

    E por isso fazer a segmentação de mercado é tão vital, já que facilita o processo de definição de persona.

    Definir uma persona, um avatar, alguém que represente as características do público em geral, facilita o processo de entender como “funciona a cabeça do cliente”.

    Outra vantagem em fazer uma boa segmentação do mercado é a possibilidade de descobrir oportunidades, novos nichos de atuação, que ainda não estão sendo bem atendidos pelos grandes competidores.

    Como fazer uma simples segmentação de mercado para descobrir sua audiência

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    Vamos supor que você queira iniciar seu blog/site sobre alimentação, um mercado bastante atraente mas ao mesmo tempo também muito concorrido.

    As possibilidades de assuntos e abordagens são infinitas, especialmente se você decide apostar em uma postura “generalista” e escrever um pouco de tudo para qualquer pessoa.

    Você poderia ensinar receitas a seu público, ou quem sabe publicar conteúdo sobre alimentação vegetariana, dicas de onde encontrar os restaurantes mais renomados do Brasil ou ainda como tornar a cozinha saudável e algo atraente para crianças.

    Percebe um problema aqui?

    Com quem você está falando? Com jovens universitários que seguem o vegetarianismo, com o público de alto poder aquisitivo de São Paulo ou com mães que querem alimentar melhor seus filhos?

    Veja, você ainda está publicando artigos relacionados a seu mercado principal, o da alimentação, mas se seu público não se conecta com o que você publica, por que ele voltaria para ler outros artigos ou se interessaria em comprar algo de você?

    E se, ao invés de tentar cobrir todos os assuntos, você decidisse começar a filtrar seu público-alvo, afunilando um pouco a abrangência do seu mercado.

    Alimentação – Alimentação saudável.

    Ao restringir à alimentação saudável, você conseguirá se comunicar com mais clareza.

    Mas ainda assim será um “generalista”, que sabe de tudo um pouco.

    E que tal alimentação saudável fora de casa?

    Nós sabemos como é difícil se alimentar com qualidade quando temos que comer fora de casa. Um problema que faz parte do dia a dia de muitas pessoas.

    Muitas mesmo. Tanto que é possível ser ainda mais específico.

    Alimentação saudável fora de casa para universitários.

    Nesse ponto já temos uma boa segmentação. E o conteúdo surtirá mais efeito, pois será bem direcionado.

    E claro, é possível restringir ainda mais, e escrever sobre alimentação saudável fora de casa para universitários vegetarianos.

    Quanto mais segmentado seu público, melhor você conseguirá entendê-lo e oferecer soluções feitas quase sob medida.

    Obviamente só será interessante segmentar seu público até um determinado nível enquanto ainda houver demanda. E somente enquanto ainda for possível produzir conteúdos virais.

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